+55 (47) 3221.0800

vendas@cutlite.com.br

Para ficar de olho: 5 tendências da indústria para 2022

Máquina Corte a Laser Wide 1630

Uma das palavras que melhor identifica a evolução da indústria brasileira nos últimos anos é automação. Ao longo das décadas diversos segmentos industriais passaram por uma ampla transformação, deixando de lado processos operacionais para ampliar sua capacidade produtiva. Em 2022, as principais tendências para a indústria seguem por este caminho, ampliando as oportunidades de negócios e destacando potencialidades para as empresas brasileiras.

Separamos neste post as 5 principais tendências da indústria para 2022 – confira e veja como aproveitá-las no seu negócio!

1 – ESG

Nunca se falou tanto em iniciativas sustentáveis como no último ano. Mas mais do que um discurso, o ESG – sigla para “Environmental, Social and Governance”, que significa “Ambiental, Social e Governança” – se tornou fator essencial de competitividade.

Em 2022, uma das tendências será o crescimento do uso de fontes renováveis e soluções industriais para melhor aproveitamento de insumos e redução de custos de matérias-primas, energia e água. No ponto de vista da Governança, empresas socialmente responsáveis e com uma estrutura transparente de gestão terão mais chance de captação de investimentos e realização de negócios com grandes empresas.

2 – IoT – Internet das Coisas

No campo da tecnologia, uma das tendências da indústria é a chamada Internet das Coisas, a IoT. Equipamentos conectados com sistemas de gestão, que geram dados para otimização da produção já são realidade em muitos negócios. E cada vez mais auxiliarão o chão de fábrica a se tornar eficiente, proporcionando alterações estruturais para agilizar a produção, manutenções preventivas e informações estratégicas para negócios mais assertivos.

Um exemplo de IoT são maquinários que registram dados sobre o volume de produção em determinados períodos do ano e que, através deste levantamento, proporcionam a análise de oportunidades de negócios. Assim, a equipe garante a compra dos insumos necessários em períodos sazonais e evita excesso de estoque em épocas de baixa.

3 – Automação

Ainda do ponto de vista tecnológico, a automação se firma como uma iniciativa estratégica e necessária para a competitividade. Optar por equipamentos que realizam de forma automática processos produtivos como corte e gravação, proporcionando maior qualidade e precisão, serão fundamentais em todos os segmentos da indústria.

A automação não só garante maior produtividade para o chão de fábrica como também proporciona a aplicação de conceitos como a personalização em massa, quando determinados produtos são melhorados a partir do feedback de clientes, sem onerar no custo produtivo. O fator qualidade é outro que ganha destaque na automação, já que a regulagem

das máquinas ajuda a indústria a manter o padrão no desenvolvimento de produtos homogêneos, reduzindo o risco de falha humana.

4 – Impressões 3D e cortes automatizados

Com esse tipo de solução a indústria pode realizar a modelagem em larga escala, reduzindo o risco de erros e imprecisões. Desenhos, protótipos e impressões serão cada vez mais comuns, com o objetivo da realização de testes mais precisos e uma produção enxuta.

Um bom exemplo de automação é o nosso portfólio para cortes a laser. Essa tecnologia traz uma série de vantagens para o seu negócio: dá mais qualidade à finalização das peças e uma padronização no processo, com itens em dimensões iguais. Além disso, proporciona mais aproveitamento de matéria-prima, com a oportunidade de aumento na produção, já que na automação há a possibilidade de produzir diversas peças por minuto.

5 – Cibersegurança

Adotar sistemas de segurança de dados na indústria já não é apenas uma opção. Com o crescimento exponencial da digitalização, firma-se como tendência do setor para 2022 as boas práticas de cibersegurança, com o uso de soluções de gestão blindadas, sistemas antifraude e até mesmo aplicação de boas práticas de gestão e de trabalho para evitar vazamento de dados.

Além de ser um fator legal – com a LGPD, os cuidados para armazenagem de dados, especialmente de clientes, tornaram-se essenciais – a cibersegurança é uma iniciativa para evitar o vazamento de informações estratégicas relacionadas a novos produtos, dados técnicos de fabricação e estratégias comerciais.